sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Vantagens do destralhamento

Um dia destes, em conversa com uma pessoa ela dizia-me:

Ela: Acho que vou levar este dossier para casa.
Eu: Precisas de dossiers? Tenho lá uma pilha deles. Dou-te os que quiseres.
Ela: A sério?! Como é que é possível teres assim tantos vazios?!
Eu: Eram dossiers que tinham coisas das quais já não precisava e guardava há imenso tempo. Fui deitando tudo fora e agora não me são mais úteis.
Ela: Eu tenho em casa imensos com coisas da escola. Guardo tudo desde o meu 5ºano. Não sou capaz de deitar fora! – dizia ela orgulhosa.
Eu: Estou a ver! Durante todos estes anos, quantas vezes precisaste e consultaste essas coisas?
Ela pára um pouco no tempo e depois responde: Nunca!


Ela (como muitas outras pessoas), guarda estas coisas há pelo menos 10 anos. Nunca precisou delas e nunca as consultou. No entanto, o estranho aqui é eu ter-me desfeito das minhas e ter agora um monte de dossiers vazios! Pois claro.

                                                                      Source: lorilangille.blogspot.com


Vantagens do destralhamento:

- Mais espaço;
- Menos coisas para limpar e arrumar;
- Consequentemente, mais tempo livre;
- Mais espaço para guardar aquilo de que realmente preciso;
- Menos ruido visual;
- Consequentemente, menos stress;
- Menos dinheiro gasto em material de arrumação e arquivo;
- Poder ajudar alguém, doando aquilo que não preciso a quem esteja a necessitar;


Desvantagens?
Realmente não encontro nenhuma, mas estou disponível para considerar algumas de que se lembrem. Alguém as tem?

8 comentários:

  1. Tu tens toda a razão e lembro-me perfeitamente da primeira coisa que disseste assim que chegaste ao meu quarto, da ultima vez que cá estiveste :o
    Mas.... eu deitei fora o meu processo escolar da 1ª à 4ª classe e hoje estou bem arrependido :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Arrependido? Precisas deles?
      Além disso, podias tê-lo digitalizado.

      Eliminar
  2. Arrependido porque "hoje" queria rever como já aconteceu várias vezes!
    Digitalizar até podia, mas não tenho scanner e a ultima vez que os vi estaria no ano de 1995 talvez!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora já podes, que já estás em 2012!
      Já podes "limpar" o teu quarto ;)

      Eliminar
  3. ainda tenho muita coisa a encher gavetas, mas o projecto é digitalizar tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gasta-se um bocadinho de tempo no inicio mas depois compensa :)

      Eliminar
  4. Destralhar é uma terapia para a vida :)

    ResponderEliminar