terça-feira, 2 de abril de 2013

Só 3 tarefas

Quando tenho tarefas para cumprir durante o dia, eu tenho que me organizar deixando bem claros quais são os meus objectivos. Se não o fizer, o dia passa e acabo por não fazer nada de jeito (a sensação depois é péssima).

Para isso eu achava que precisava deixar estipuladas as actividades por horas.
Por exemplo, sabendo que no dia seguinte precisava de tempo para cumprir com pelo menos um objectivo inadiável, eu estabelecia horários: 9h - 10h Rotina da manhã / 10h Começar a trabalhar em X / 12h Fazer Almoço-Almoçar / 13h Voltar a trabalhar / 17h Compromisso Y / etc...

Muitas das vezes resultava, mas na maioria não conseguia cumprir com tudo.
Primeiro comecei a achar que não estava a dar-me tempo suficiente para fazer as coisas e comecei a alargar o horário, dando tempo para pequenos imprevistos ou impasses entre actividades. O resultado foi o mesmo ou pior. Mais de metade das vezes terminava as tarefas muito tempo depois do previsto ou simplesmente tinham de ficar para o dia seguinte e a frustração aumentava.
Dava por mim a despender mais energia em querer controlar e cumprir os horários do que nas tarefas que precisavam ser feitas. 

Comecei a esquecer os horários, mas também não conseguia trabalhar sem um guia. Então experimentei as listas de tarefas organizadas de forma simples.
Faço uma lista com as 3 tarefas realmente importantes. São só 3 e sei que tenho MESMO que as cumprir. (Obviamente se forem tarefas muito curtas podem aumentar a fasquia. Ou aproveitem para passear e relaxar).
Se precisar, anoto mais 2 ou 3 tarefas mais simples e não urgentes, só em jeito de apontamento para não me esquecer.

Tudo isto sem horários estabelecidos (só quando o compromisso o exige), excepto a hora de me levantar, mas nada demasiado rígido para que não me deixe frustrada por afinal ter saído da cama 30 minutos depois do previsto e alterar todo o horário das actividades seguintes.

Ontem tinha estabelecidos:
- 2 compromissos a fazer fora de casa +
- 1 de trabalho académico, em casa.

Só isto, e sem horários. Estava livre para cumpri-los na ordem que me apetecesse no momento que me desse vontade. E cumpri todos! E ainda aqueles que tinha deixado como pequenos apontamentos e que não eram urgentes mas ficaram já feitos.

É muito melhor assim, sinto-me muito mais livre e menos stressada.
Alguém usa outro método?


2 comentários:

  1. Eu nunca consigo definir tempos porque aparecem outras 700 coisas, as pessoas mudam-me as prioridades, e às vezes preciso de mais ou menos tempo para certas coisas :( é um bocado chato visto que sempre fui metódica mas acabei por me habituar.

    A não ser que sejam coisas minhas e aí também faço sem horários e sem ordem

    ResponderEliminar
  2. :) o comentário acima é meu
    http://kittensandelephants.blogspot.pt/

    (onde posso seguir o teu blog?)

    ResponderEliminar